quarta-feira, 29 de junho de 2011

Logo aec's Armamar

aec's - O que são?

As aec's são actividades de enriquecimento curricular, criadas pelo governo em 2005 com o objectivo de disponibilizar aos alunos do 1º ciclo do ensino básico, actividades de enriquecimento geral, complementares aos programas das disciplinas curriculares leccionadas, adaptando os tempos de permanência na escola às necessidades das famílias, garantindo a diversificação de aprendizagens dos alunos que as frequentam.

Entidades promotoras

A Câmara Municipal de Armamar é a entidade promotora e estabelece anualmente acordos de colaboração com o Órgão de Gestão do Agrupamento Vertical de Escolas de Armamar, com vista à concretização do programa, que operacionaliza a "Escola a tempo inteiro". Por sua vez, a Agrupamento Vertical de Escolas de Armamar assegura o acompanhamento e a supervisão pedagógica das actividades.

É pretensão desta autarquia continuar a proporcionar as actividades de enriquecimento curricular a todas as crianças do concelho, de forma a garantir igualdades de oportunidades, de acesso e sucesso escolar, contribuindo para uma Escola mais dinâmica, mais interactiva, mais completa em todas as suas extensões.





Oferta ano lectivo 2010/2011

As actividades de enriquecimento curricular são seleccionadas de acordo com o Despacho n.º 14468, de 26 de Maio de 2008 e os interesses dos próprios alunos. No presente ano lectivo, a Câmara Municipal proporciona as seguintes áreas:

  • Ensino do Inglês
  • Outras Expressões Artísticas
  • Actividade Física e Desportiva, incluindo a Natação

Ensino do Inglês




Objectivos:
  • Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural;
  • Introduzir, de forma lúdica, os princípios vocabulares e gramaticais da língua inglesa;
  • Proporcionar a consciência da identidade cultural e linguística;
  • Facilitar a apropriação de uma forma de comunicação fundamental na sociedade actual.

Outras Expressões Artísticas











Objectivos:

  • Promover diversas formas de expressão e de criatividade;
  • Contribuir para o desenvolvimento do sentido estético;
  • Identificar as artes como forma de comunicação e de simbolismo;
  • Desenvolver as competências pessoais, sociais e emocionais.

Actividade Física e Desportiva



Objectivos:

  • Desenvolver as aptidões motoras;
  • Desenvolver as capacidades de resistência, flexibilidade, equilíbrio, ritmo e agilidade;
  • Estimular a cooperação e cumprimento de regras.

Número de alunos por actividade

No ano lectivo 2010/2011, o programa abrange todas as escolas dp 1º ciclo do ensino básico, frequentando as actividades um total de 259 alunos, do 1º ao 4º ano de escolaridade.


                                      Número de alunos

Actividade         1º ano          2º ano         3º ano         4º ano 

Inglês                       

O.E.A.

A.F.D.

Funcionamento das actividades

O horário de funcionamento das actividades decorre fora da componente lectiva dos alunos, sendo as actividades organizadas por blocos da seguinte forma:

Ensino do Inglês (1º e 2º anos) - 45 minutos duas vezes por semana;
Ensino do Inglês (3º e 4º anos) - 45 minutos três vezes por semana;
Outras Expressões Artísticas (1º e 2º anos) - 45 minutos três vezes por semana
Outras Expressões Artísticas (3º e 4º anos) - 45 minutos duas vezes por semana)
Actividade Física e Desportiva (todos os anos) - 45 minutos três vezes por semana

As actividades decorrem maioritariamente após as 15h45m, porém, em alguns estabelecimentos de ensino, estas têm lugar no início ou no final da manhã, sem prejuízo da qualidade pedagógica.

Professores

A autarquia assegura a colocação dos professores necessários ao desenvolvimento das actividades de enriquecimento curricular, após o respectivo procedimento de selecção.

Número de docentes de Inglês: 4

Prof. Sofia Teixeira
Prof. Karin Teixeira
Prof. Isabel Oliveira
Prof. Humberto Ferreira

Número de docentes de Outras Expressões Artísticas: 5

Prof. Susana Alves
Prof. Vítor Rebelo
Prof. Ana Catarina
Prof. Ana Isabel Proença
Prof. Lídia Costa

Número de docentes de Actividade Física e Desportiva: 6

Prof. Nuno Fonseca
Prof. Maria João Monteiro
Prof. Nelson Gomes
Prof. Alexandra Cardoso
Prof. Nuno Lacerda
Prof. Bruno Osório

Coordenação

A coordenadora das aec's tem como função zelar pelo bom funcionamento destas actividades. No ano lectivo 2010/2011, a responsável por esta função é a Dra. Alice Sousa. Tem como tarefa a realização do planeamento e acompanhamento das aec's, estabelecendo uma ligação pedagógica entre as actividades de enriquecimento curricular e as actividades curriculares, em colaboração com os docentes titulares de turma e com os docentes das aec's.

Opiniões

A importãncia das aec's


As actividades de enriquecimento curricular (aec’s), no âmbito do 1º ciclo, possibilitam que a oferta da formação escolar ganhe novas dimensões pelo seu valor pedagógico e pelo contributo que dão para o desenvolvimento das crianças, uma vez que beneficiam os alunos de muitas formas.
Estas actividades pretendem complementar o currículo de cada aluno, desenvolvendo capacidades e competências geradoras de saberes diversos e enriquecedores. Ajudam a adquirir mais conhecimentos/ cultura e auxiliam no desenvolvimento do processo ensino/ aprendizagem.
São encaradas como estratégias de promoção do sucesso educativo e como forma de qualificar os tempos de permanência das crianças nas escolas, podendo responder adequadamente às necessidades das famílias.
As aec’s são uma mais-valia para toda a comunidade educativa, bem como para a sociedade em geral.
Por Sofia Teixeira, professora de Inglês nas aec's


As actividades de enriquecimento curricular são benéficas e importantes na rotina das crianças visto complementarem as competências educativas adquiridas do decurso das actividades curriculares. Na minha opinião, estas actividades fomentam o trabalho de equipa e aumentam o espírito de superação (AFD), facilitam a aprendizagem de novos idiomas ampliando as possibilidades de futuro (INGLÊS) e desenvolvem a criatividade, a expressão artística e sensibilidade das crianças (EXPRESSÔES). Outro factor importante é as crianças relacionarem-se umas com as outras e prenderem valores como trabalho de equipa e respeito pelos outros. No entanto é fundamental que as crianças tenham tempo para si próprias, para crescerem e fazerem descobertas de forma livre. Assim é fundamental  que exista uma boa articulação entre as actividades curriculares, as  actividades de enriquecimento curricular e os tempos livres da criança.
Por Maria José, encarregada de educação
Considero as Actividades de Enriquecimento Curricular em contexto escolar de grande importância na rotina diária das crianças, complementando a aprendizagem académica e para os pais devido à incompatibilidade de horários. As quatro actividades escolhidas pelo Município de Armamar são relevantes no desenvolvimento e auto estima das crianças, considerando que: Cada vez mais as crianças têm uma vida sedentária, a Actividade Física e Desportiva tem efectivamente de fazer parte do quotidiano; O Inglês é considerada língua internacional, que tem influência directa na nossa vida, é de extrema importância que as crianças desde cedo se familiarizem com ela; As Expressões são necessárias para descobrirem técnicas artísticas, desenvolvendo assim a sua sensibilidade estética.
Por Manuela Veiga, encarregada de educação

Como encarregada de educação, preocupada com o bem-estar e a educação da minha filha, considero o desenvolvimento das Actividades de Enriquecimento Curricular nos estabelecimentos de ensino do município de Armamar, muito importante.
As Actividades de Enriquecimento Curricular, funcionam como uma medida de apoio às famílias que trabalham e têm necessidade de manter os seus filhos na escola durante mais tempo.
Certamente que todos os pais, assim como eu queremos que este “tempo” contribua para a formação dos nossos filhos.
A permanência da minha filha na escola no decorrer das Actividades de Enriquecimento Curricular durante estes três anos, permitiu-lhe complementar a aprendizagem, adquirir competências, habituá-la à prática do desporto e o acesso à aprendizagem de uma língua estrangeira (Inglês), que será fundamental no futuro.
Por Sónia Regina Vaz dos Santos, encarregada de educação


Documentos

Despacho n.º 14460/2008 de 26 de Maio de 2008
Despacho n.º 8683/2011 de 28 de Junho de 2011
Orientações Programáticas de Inglês (1º e 2º anos)
Orientações Programáticas de Inglês (3º e 4º anos)
Orientações Programáticas de Actividade Física e Desportiva

AeContece

 
Encerramento do ano lectivo

Para encerrar o ano lectivo 2010/2011, os alunos do 1º ciclo do município de Armamar juntaram-se no dia 22 de Junho, no monte de S. Domingos em Fontelo, para viverem um dia repleto de actividades e de muita alegria.
Chegadas ao parque de estacionamento, as crianças foram divididas por grupos de acordo com os diferentes anos de escolaridade para participarem na “Caça ao tesouro”, actividade organizada pelos docentes de Outras Expressões Artísticas, que contou com a colaboração dos docentes da Actividade Física e Desportiva e de Inglês. Etapa após etapa, os alunos tiveram de resolver charadas, participar em jogos, inventar quadras, construir puzzles, saltar à corda, etc, ou seja um conjunto de actividades lúdicas que fizeram as delícias dos mais pequeninos, sendo no final recompensados pelo seu empenho, encontrando o baú do tesouro recheado de guloseimas.
Terminada a “Caça ao tesouro”, chegou a hora de saciar algumas barriguinhas e de repor as energias. As crianças dispersaram-se pelo parque de campismo e aí fizeram um piquenique juntamente com os seus professores. Depois, puderam brincar mais um pouco e divertirem-se com os seus amiguinhos.
Repostas as energias, a professora Maria João fez várias coreografias que os alunos acompanharam a bom ritmo. Entretanto, alguns professores das aec’s começaram a pintar as caras dos pequenitos, enquanto outros organizaram jogos como: a macaca, o volei humano, futebol, corda, etc.
Para refrescar do calor sentido naquela tarde, a Câmara Municipal de Armamar ofereceu a cada aluno um gelado, que eles saborearam com muito agrado.
Por voltas das 16h00, os alunos regressaram aos respectivos estabelecimento de ensino, muito satisfeitos pelo fantástico dia que passaram no monte de S. Domingos e pelo início das férias de Verão.







IV Olimpíadas de Inglês

A actividade das Olimpíadas de Inglês realizou-se no dia 21 de Junho, na Escola EB 2/3 Gomes Teixeira de Armamar, em parceria com as docentes de Inglês do 2º e 3º ciclos.
No 1º ciclo, foram previamente seleccionados para a Final os alunos (30% de cada turma) que obtiveram uma classificação de 4+ ou 5 estrelas, o equivalente a Muito Bom e a Excelente, na realização da prova individual de conhecimentos.
Ultrapassada esta fase de selecção, os professores de Inglês elaboraram as respectivas apresentações em PowerPoint com perguntas de resposta múltipla. Cada aluno teve à sua disposição uma grelha, na qual registou as suas opções de resposta. As perguntas foram baseadas nos temas trabalhados nas aulas, ao longo do ano lectivo, e que configuram na planificação anual para cada ano, respectivamente. Os alunos foram divididos por salas, mediante o seu ano escolar. Após realizada, a prova foi corrigida pelos docentes de Inglês.
No final da prova registou-se um empate em todos os anos. Os alunos foram colocados à volta de uma mesa, onde foi posto um dístico com as cores da bandeira do Reino Unido. Entretanto, foram feitas perguntas. O aluno que colocou em primeiro lugar a mão em cima do dístico e respondeu correctamente "à melhor de três", e assim subsequentemente, derrotou os colegas e ultrapassou a prova. Após o desempate a classificação foi a seguinte:

1º ano

1º Classificado – Rita (1º A EB de Armamar)
2º Classificado – Inês Castro  (1º A EB de Armamar)
3º Classificado – Dinis (1º A EB de Armamar)

2º ano
1º Classificado – Gonçalo (2º B EB de Armamar)
2º Classificado – Lígia (2º A EB de Armamar)
3º Classificado – Beatriz (2º B EB de Armamar)

3º ano

1º Classificado – Diogo José  (3º A EB de Armamar)
2º Classificado – Rute Carolina (3º B EB de Armamar)
3º Classificado – Rafaela (EB de Fontelo) 

4º ano

1º Classificado – Guilherme Silva (EB de Aldeias)
2º Classificado – Diogo (4º A EB de Armamar)
3º Classificado – Mariana (EB de Lumiares) 

Os prémios foram entregues aos vencedores de todos os anos pelo vereador da educação da Câmara Municipal de Armamar, pela adjunta da Directora do Agrupamento e pela coordenadora do 1º ciclo na sala de convívio da escola, onde os alunos aguardavam com alguma ansiedade a comunicação dos resultados.


















V Sarau Gímnico de Armamar

Teve lugar no passado dia 15 de Julho, a quinta edição do Sarau Gímnico de Armamar. O encontro aconteceu no pavilhão gimnodesportivo da Escola EB 23 Gomes Teixeira.

Com o aproximar do final de mais um ano lectivo, as crianças das escolas mostraram o que aprenderam ao longo do ano nas vertentes da actividade física e desportiva.

O Sarau foi muito participado, contou com a presença de alunos de todas as escolas e anos escolares do município. A assistência foi numerosa, composta sobretudo por pais e outros familiares e, por várias vezes, aplaudiu de forma entusiástica as habilidades dos pequenos atletas.











Fofolandia.com.br

Fofolandia.com.br

Mais Flash Jogos no UniversalScraps.com>

obrigado - Recados Para Orkut

Confira mais figuras para Obrigado:
[red]***[/red]http://www.ocomentarios.com/orkut/29/1/Obrigado.html[red]***[/red]