terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Símbolos natalinos



PRESÉPIO
A tradição do presépio começou no século XIII, quando São Francisco de Assis, instalou, dentro de uma gruta, um presépio onde colocou uma imagem do Menino Jesus, e ao lado um boi e um jumento vivos. 



SINOS
Os sinos são símbolos de júbilo e alegria pelas festas de Natal. Com elas se enfeita não só a árvore de Natal, mas também as portas das casas, etc. Várias canções de Natal falam dos sinos como manifestação desta alegria natalina.



VELAS
As velas, agora substituídas por lâmpadas e pisca-piscas, são um importante símbolo do Nascimento de Jesus, que é a Luz do Mundo. Uma vela acessa simboliza não apenas a Luz de Cristo, mas também a luz que cada um deve projetar na sua própria vida e nas dos demais. Simbolizam também a purificação. As velas estão muitas vezes adornadas com fitas, desenhos, etc.



ESTRELA
As estrelas que costumam ornamentar a Árvore de Natal tem sua origem na Estrela que orientou os Reis Magos a caminho de Belém. Ao mesmo tempo recordam as estrelas que brilhavam na noite em que Jesus nasceu.



BOLAS
Antigamente eram maçãs as que ornamentavam a Árvore de Natal, substituídas pouco a pouco, a partir do século XVIII, por bolas coloridas. São símbolos da abundância e das boas obras.




POSTAIS DE NATAL
A origem dos postais de Natal  deve-se a um jornal de Barcelona que, em 1831, inaugurou o uso da litografia no jornal, imprimindo um cartão para desejar um Feliz Natal a seus leitores. Este costume espalhou-se com rapidez, usando litografias onde se deixava um espaço para escrever algumas palavras. Em 1870, a introdução da cor em esta técnica revolucionou este tipo de postal de Natal. Por outro lado costuma atribuir-se ao inglês Henry Cole a confecção do primeiro postal, em 1843, 12 anos depois do jornal espanhol, com os dizeres: Feliz Natal e próspero ano novo.


CEIA DE NATAL
A ceia de Natal é uma maneira de celebrar em família o Natal. Como na Europa o Natal calha no inverno, o frio e a neve convidavam também a uma celebração natalina ao aconchego do lar. O Natal sempre teve um sentido muito familiar


MISSA DO GALO
Este é o nome com que se conhece a missa de Natal celebrada à meia noite do dia 24 para o 25. Segundo uma tradição popular, foi o galo que anunciou ao mundo o nascimento de Jesus. O costume de anunciar o nascimento dentro das igrejas com o canto do galo, real ou imitado, durou muitos séculos. Esta missa surgiu no século V e era uma celebração jubilosa.


PRESENTES
Os primeiros a receberem presentes de Natal foram os servidores públicos, carteiros, guardas, lixeiros, etc., como um agradecimento das pessoas pelos serviços prestados. Pouco a pouco, este costume foi estendendo-se às outras pessoas a quem se desejava um Feliz Natal, acrescentando algum presente. As crianças também começaram a receber brinquedos como presente de Natal, em geral como prémio ao seu bom comportamento durante o ano. Os presentes de Natal converteram-se num dos aspetos mais populares destas festas, afastando-se muitas vezes do sentido religioso do Natal. Segundo a tradição de cada país, os presentes são trazidos pelo próprio Menino Jesus, pelos Reis Magos, por São Nicolau, por Santa Claus, por Pai Natal...


OS REIS MAGOS
Ainda que sua festa só se celebra no início de janeiro, tem uma relação muito forte com o Natal. Os chamados Reis Magos, eram inicialmente representados como dois, quatro ou seis personagens, que eram apenas "magos". A partir do século IV prevaleceu o número de três e somente no século VI aparece o título de "reis". No século XVI surgiram as características raciais, identificando-os com os filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé, que, após o dilúvio povoaram toda a terra. Assim Baltasar, negro, representa a África. Melchior, branco, a Europa, e Gaspar, a Ásia.Os Reis Magos que levaram seus presentes, OURO, INCENSO e MIRRA, ao Menino Jesus, tornaram-se posteriormente também portadores de presentes, em geral limitados a necessidades da vida quotidiana, como alimentos, guloseimas, etc. Só no século XIX, é que os Reis Magos se tornaram distribuidores de presentes às crianças 

História de Natal n.º 3 - O urso de peluche

Na noite de Natal, os duendes estavam a despedir-se do Pai Natal, depois de um grande ano de trabalho. 

.
        Quando Edgar, um duende de gorro verde,  foi para dentro, encontrou um urso de peluche  perdido no chão.


   Ele foi logo para a rádio contactar com o Pai Natal.
   - Pai Natal, você  esqueceu-se dum urso de peluche para a Patrícia.
   - Oh, como é que foi possível?!  Traz-me já esse urso, se fazes o favor.


   Então, Edgar preparou a sua rena Natalina e foi ao encontro do Pai Natal. 
   - Natalina, voa pelo céu fora, até ao encontro do Pai Natal!
   A rena, que era muito veloz,  voou o mais depressa possível, demorando apenas alguns segundos na viagem.


   O Pai Natal  aguardava, impaciente, junto à chaminé da casa da Patrícia.
  - Ah, como ela vai ficar feliz com este lindo ursinho.

O Pai Natal desceu pela chaminé mas, como ela era estreita e ele tão gordo, teve que encolher a barriga para passar.


A Patrícia ficou muito Feliz!

Feliz Natal

Recados para Feliz Natal

aec's e o Natal

O Natal está a chegar e os professores das aec's não quiseram deixar de celebrar esta festividade com os alunos. Foram várias as atividades desenvolvidas durante o mês de dezembro.
Nas aulas de Inglês, os alunos cantaram algumas canções de Natal e fizeram quadras.
Os professores das atividades lúdico-expressivas ensaiaram algumas canções e coreografias. Decoraram as salas de aulas com motivos natalínos e fizeram ainda postais de Natal, nos quais os alunos escreveram uma mensagem em Inglês.
Na atividade física e desportiva, os alunos também fizeram algumas coreografias engraçadas e bem mexidas.
No dia da festa de Natal, foi exibido o que havia sido preparado nas aulas das aec's. Apesar da limitação do tempo para ensaios, as performances foram um sucesso.
Mais uma vez, as aec's deram o ar da sua graça numa atividade destinada a toda a comunidade educativa.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Adivinhas do mês de dezembro

1 - Eu sou um bolo colorido, com muitos frutos saborosos.
E um brinde podem encontrar, aqueles que forem mais gulosos.
Quem sou eu?

2- À noite no céu me coloco
Para que me vejam a brilhar
Adoro estar lá no céu
Para o poder cintilar.

3- Sou verde e tenho ramos
Todos gostam de me enfeitar
E faço todos os possíveis
Para as casas alegrar.

História de Natal n.º 2 - A Joana e o menino perdido

Numa manhã de Dezembro muito fria, a Joana acordou e estava a nevar.

Levantou-se, vestiu-se à pressa e foi brincar para a rua muito contente e feliz.

De repente olhou e viu um menino a chorar.

- Porque estás a chorar?

- Porque eu tenho frio, não tenho comer e ninguém me quer.

- Não estejas triste. Vem comigo, que eu dou-te comer, dou-te roupa e ficas na minha casa para sempre. Eu vou pedir à minha mãe para ficares lá a dormir. Os dois meninos dirigiram-se para casa da Joana e falaram com os pais. Eles disseram logo que ficavam com o menino.

- A tua mãe é muito simpática e o teu pai também. Eles deixam-me ficar na tua casa. Que bom!

E o menino ficou com a Joana e passou o Natal mais feliz da sua vida.


História de Natal n.º 1 - O desastre do Pai Natal

Era véspera de Natal.  O Pai Natal estava a preparar-se para começar a viagem... . O trenó estava cheio de presentes, as renas estavam a acabar de comer. Estavam todos ansiosos!

Depois começou a sua longa viagem pelo céu. A certa altura atravessaram uma nuvem quase gelada. As renas arrepiaram-se e despistaram-se... . Perderam-se...

Eles andavam perdidos pelo céu, as renas andavam de um lado para o outro e, como o trenó estava muito cheio, começaram a cair presentes. O trenó ia indo cada vez mais para baixo e foram bater numa árvore.

As renas ainda estavam arrepiadas e o Pai Natal já pensava:

"- Se eu não deixo os presentes nos sapatinhos, as crianças vão pensar que eu não existo."

-Vamos, renas, temos de voltar para o céu para finalmente distribuirmos os presentes.

Mas, quando o Pai Natal reparou, o trenó estava partido. Eles tinham que refazê-lo. Então, repararam que alguém ainda tinha a luz acesa. O Pai Natal foi lá e perguntou:

- Pode emprestar-me um martelo e parafusos?

- Sim, eu empresto-lhe.- disse o sapateiro que ainda trabalhava.

- Obrigado. - disse o Pai Natal.

Depois de o trenó estar pronto, foram começar a distribuir os presentes.

Quando acabaram de distribuir os presentes, foram para casa felizes por terem resolvido tudo.

Saudações de Natal

Aqui está, em várias línguas, Feliz Natal!


    • Alemão - Frohe Weihnachten
    • Árabe - Mboni Chrismen
    • Búlgaro - Vessela Koleda
    • Castelhano - Feliz Navidad
    • Chinês - Sheng Tan Kuai Loh 
    • Francês - Joyeux Noël
    • Grego - Eftihismena Christougenna
    • Italiano- Buon Natale
    • Inglês - Merry Christmas
    • Japonês- Merii Kurisumasu
    • Polaco - Boze Narodzenie
    • Romeno - Sarbatori vesele
    • Russo - Hristos Razdajetsja ou Rozdjestvom Hristovim
    • Sueco - God Jul
    • Tailandês - Ewadee Pe-e Mai
    • Turco - Yeni yiliniz kutlu olsun
    • Ucraniano - Veseloho Vam Rizdv

       

A origem do Natal




O Natal celebra o aniversário de nascimento do Filho de Deus, que veio ao mundo para salvar os homens. Marca a grande festa de solidariedade universal. Podemos sentir que, quando o dia 25 se aproxima, uma certa ternura vai envolvendo a todos e o ar fica carregado de magia. O Natal cultiva nas pessoas sentimentos muitas vezes esquecidos, como o amor ao próximo. 
A comemoração religiosa do Natal só foi iniciada no século IV quando o Papa Júlio I levou a cabo um estudo intensivo sobre a data de nascimento de Jesus Cristo e acabou por estabelecer oficialmente o dia 25 de dezembro para as celebrações. Durante os três primeiros séculos da nossa era, os cristãos não celebraram o Natal.
A festa do Natal foi introduzida na Igreja Romana no século IV e, somente no século V, estabelecida oficialmente como festa cristã. O mundo inteiro comemora o Natal, sendo que todos possuem maneiras próprias de comemorar.



Fofolandia.com.br

Fofolandia.com.br

Mais Flash Jogos no UniversalScraps.com>

obrigado - Recados Para Orkut

Confira mais figuras para Obrigado:
[red]***[/red]http://www.ocomentarios.com/orkut/29/1/Obrigado.html[red]***[/red]