sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Resumo das comunicações da ação de formação para profs. de Inglês



“A story (for you) to learn – um programa integrado para o ensino de Inglês
no 1º CEB”
(Prof. Dra. Isabel Pereira)

Esta comunicação deu a conhecer um estudo situado nas áreas científicas do Desenvolvimento Curricular e do Ensino de Línguas Estrangeiras (Inglês), centrado no desenvolvimento de um Projeto Curricular Integrado para o Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, com recurso à metodologia de investigação-acção colaborativa, percecionada como estratégia de inovação de práticas educativas e de formação de professores.
O Projecto Curricular desenvolveu-se num processo de pesquisa, segundo um percurso organizado em 5 espirais de investigação-acção, que corporizam 5 unidades didáticas, estruturadas segundo o Quadro de Organização Curricular designado por “A story (for you) to learn”. Tomando como ponto de partida histórias que, ao longo de 5 unidades didáticas, servem à organização de núcleos globalizadores, à enunciação das questões geradoras da aprendizagem e ao estabelecimento de relações entre as diferentes aprendizagens a realizar, o Projeto adotou uma abordagem de storytelling como estratégia de integração curricular.
As conclusões apresentadas permitem inferir acerca das potencialidades inovadoras do conhecimento produzido sobre o Ensino de Inglês para crianças e da metodologia de investigação-acção colaborativa adotada.

 
Learning by doing: tasks that work
(Dra. Otelinda Costa)

Learning by doing
  Learning
  Tasks
  Learning by doing
Task 1: My favourite food and drink
  Write a list of food/drink items
  Choose your favourite food/drink items
  Get a paper plate and draw or stick the food/drink you like
  Stick them on a cardboard
  Write legends or sentences
  Write your name
  Stick the cardboard on the wall
Task 2: About me
  Write a text about yourself
  Stick a photo on a cardboard
  Copy the text: name; age; phone number; address; country; favourite colour; favourite sport; favourite food; favourite drink; favourite football team; …
Task 3: A famous person
  Look for a picture of someone famous
  Stick a photo of your face on it
  Write a small text about this new “you” (name; surname; age; address; country; nationality; job; favourites …)
  Introduce yourself to the class
  Stick the cardboard on the wall









 
 Task 4: Colours
  Get some old magazines
  Cut out some pictures of different objects which are of different colours
  Stick them on the cardboard
  Write the labels
  Stick the labels under the pictures
  Stick the cardboard on the wall
Task 5: Wild/Farm Animals/Pets
  Get some old magazines
  Cut out some pictures of different wild/farm animals/pets
  Stick them on the cardboard
  Write the labels
  Stick the labels under the pictures
  Stick the cardboard on the wall
Task 6: My favourite wild/farm animal/pet
  Get some old magazines
  Choose your favourite animal
  Cut it out
  Stick it on the cardboard
  Write a small text about it
  Stick the text next to/under the picture
  Stick the cardboard on the wall
Task 7: My dream house
  Draw a house (cut out a picture from a magazine)
  Write the names of the different rooms
  Draw some furniture (cut out some pictures of different pieces of furniture)
  Write the names of the different pieces of furniture
  Write a small text about your dream house
Task 8:Coloured numbers
  Decorate  the numbers
  Stick them on a cardboard
  Write the numbers in full in the labels
  Stick them under the numbers
  Write your name
  Stick the cardboard on the wall










Task 9: My family tree
  Draw a tree
  Stick the photos of your family
  Write their names/family relationship under the photos
  Write some sentences about your family
  Stick the cardboard on the wall











 
Task 10: Months and Seasons
  Take some old magazines
  Cut out some pictures for the different seasons of the year
  Stick them on a cardboard
  Write the names of the different seasons and months
  Write some sentences about the different seasons
Task 11: A “coloured” song
Teacher
  Sing the song
  Repeat the lyrics line by line(2/3 times)
  Show the lyrics
  Read the lyrics
  Sing the song
Pupil
  Listen to the song
  Repeat the lyrics
  Read the lyrics
  Colour the pictures
  Sing the song
  Stick the song on a cardboard
  Stick the cardboard on the wall
Task 12: A happy song
Teacher
  Sing the song
  Show the gestures
  Repeat the lyrics line by line (2/3 times)
  Show the lyrics
  Sing the song with gestures
Pupil
  Listen to the song
  Memorize the gestures
  Repeat the lyrics
  Do the gestures
  Sing the song with the correct gestures
Task 13: Belinda’s story
  Read the story
  Choose another animal
  Write a parallel story
  Illustrate your story
  Read your story to the class
  Stick your story on the wall
Task 14: Sheila’s rabbits
  Read the story
  Write Sheila’s rabbits identity cards – name; colour; age; special signs
  Write a parallel story
  Illustrate your story
  Stick your story on the wall
Task 15: A story for Christmas
  Read the story
  Colour the pictures
  Sing the songs
  Perform the story for your classmates, teachers and parents at school
  

O Inglês no Pré- Escolar
(Dra. Olga Gomes)


Notas introdutórias
Identificar a faixa etária do grupo para planificação das atividades;
Conhecer as regras e rotinas de sala;
Solicitar a planificação mensal/anual das atividades de sala.

Conteúdos programáticos
Numbers, Colours, Farm animals,Toys, Family, Pets, Body parts, Wild animal, Food, Shapes, Transports, Feelings, Clothes, Sea, Commands, Seasons, Festivities
Rotina de aula
Uma canção inicial (Hello song)
Saudações
Atividades diversificadas:
      Jogos de memorização com flashcards
      Contar uma história
      Aprender uma música
      Jogos
      Atividade de expressão plástica
Uma canção de despedida (Goodbye song)

Jogos com flashcards
Touch game
Point game
What’s missing?
Echo game
Pass the flashcards

Ideias de atividades



























Relatório da Avaliação das AEC efetuada pelos pais/ encarregados de educação e alunos
(Dra. Sofia Teixeira)

Objetivo da comunicação:
Dar a conhecer os resultados de dois trabalhos de investigação realizados nos dois anos letivos transatos e que tiveram como principais finalidades:
Primeiro - Aferir a perceção que os alunos e pais/ encarregados de educação têm das atividades de enriquecimento curricular;
Segundo - Melhorar o serviço e práticas pedagógicas;
Terceiro - Identificar os pontos fortes e fracos e traçar estratégias de melhoria;
Quarto  - Classificar as AEC.
Numa altura em que a escola ocupa quase todo o tempo das crianças, considerou-se, portanto, necessário, por um lado, perceber se o tipo de atividades de enriquecimento curricular que são oferecidas às crianças deste município, são as que vão ao encontro das suas expectativas e por outro conhecer a opinião dos pais/ encarregados de educação sobre as mesmas.
As atividades oferecidas pelo município de Armamar são: Ensino do Inglês, Atividades Lúdico – Expressivas e Atividade Física Desportiva.
Para compreender as motivações e os interesses dos alunos e, ao mesmo tempo, conhecer as suas opiniões, considerou-se uma amostra inquirida de oitenta e sete alunos, de cinco turmas, do 1º ao 4º anos de escolaridade. Para obter a opinião dos pais/ encarregados de educação, a amostra inquirida foi de oitenta e dois, com educandos a frequentar do 1º ao 4º anos de escolaridade, distribuídos por cinco turmas.
Para a obtenção das opiniões dos encarregados de educação, o inquérito foi entregue aos alunos, que se responsabilizaram por lhos fazer chegar. Em relação à avaliação efetuada pelos alunos, o inquérito foi-lhes aplicado no decorrer das aulas de Inglês. 
Principais conclusões:
A maior parte dos encarregados de educação está satisfeita com as atividades de enriquecimento curricular que o município de Armamar tem oferecido. De uma forma geral foi obtida uma apreciação bastante positiva das AEC. Na opinião dos pais/ encarregados de educação os alunos gostam muito de frequentar as atividades e os encarregados de educação vêem nas AEC uma mais-valia para o desenvolvimento das competências e das capacidades dos seus educandos.
 Quanto à comunicação existente entre a Escola e os pais/ encarregados de educação, no que diz respeito às atividades de enriquecimento curricular, podemos afirmar que há algumas lacunas. Poucos são os encarregados de educação que falam com os professores titulares de turma sobre as AEC e não há qualquer contacto entre os professores das atividades e os encarregados de educação, a não ser um mero contacto informal. Uma das melhorias apontadas para a organização do próximo ano letivo, melhoria essa que aparece no ranking das três primeiras sugestões, é: mais e melhor comunicação com os professores das AEC. Nota-se uma vontade por parte dos encarregados de educação em estabelecerem um contacto mais próximo com os professores, de modo a poderem acompanhar a evolução dos seus educandos nestas atividades, tal como fazem na componente curricular.
O trabalho desenvolvido pelos professores das AEC foi classificado pelos encarregados de educação de bom, o que nos permite concluir que os técnicos contratados para o desenvolvimento das atividades são profissionais capazes e possuidores das competências previstas para o desempenho da função.
De salientar o desconhecimento por parte da maioria dos encarregados de educação em relação às entidades que promovem e organizam as AEC. Deveria haver uma maior divulgação desta informação, a fim de ser visível o esforço e o empenho que a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas colocam no desenvolvimento destas atividades.
Em suma, os encarregados de educação reconhecem a importância das AEC. O pacote de oferta constituído pelo ensino do Inglês, da atividade física e desportiva e outras expressões artísticas foi favorável à opinião dos inquiridos e os horários foram os mais adequados. Os pais/ encarregados de educação manifestaram vontade em que os educandos continuem a usufruir destas atividades.
Em relação aos alunos, podemos concluir que a maior parte está satisfeita com as atividades de enriquecimento curricular. De um modo geral foi também obtida uma apreciação bastante positiva das AEC. Os alunos gostam de frequentar todas as atividades e afirmaram que os seus pais/ encarregados de educação preocupam-se em os acompanhar na participação nas mesmas.
A investigação demonstrou que os alunos têm perfeita noção do que são as AEC e conseguem defini-las. Contudo, os alunos lamentam o facto de não serem auscultados aquando da escolha das atividades.
Aferi que os níveis de inscrição nas atividades são bastante elevados e que os alunos reconhecem a sua importância para o futuro, considerando-as atrativas.
Porém, apesar do grau de satisfação, os alunos revelaram vontade de participar noutras atividades, tais como: Música, Dança e Experiências Científicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário


Fofolandia.com.br

Fofolandia.com.br

Mais Flash Jogos no UniversalScraps.com>

obrigado - Recados Para Orkut

Confira mais figuras para Obrigado:
[red]***[/red]http://www.ocomentarios.com/orkut/29/1/Obrigado.html[red]***[/red]